sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011


As Nações Unidas, na sua 63ª Assembleia Geral, aprovou a proposta da IUPAC -International Union of Pure and Applied Chemistry (União Internacional de Química Pura e Aplicada), que já fora anteriormente acolhida pela UNESCO - United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), para designar 2011 como International Year of Chemistry (Ano Internacional da Química - AIQ). A designação foi divulgada em dezembro de 2008.


Num comunicado de imprensa conjunto anunciando o fato, a UNESCO e IUPAC salientaram que o Ano Internacional da Química - AIQ permitirá celebrar as contribuições da química para o bem estar da humanidade. Parte desta decisão deveu-se porque em 2011 será comemorado o 100º aniversário do Prêmio Nobel em Química para Marie Sklodwska Curie.

Em nível internacional podemos considerar como o grande momento de comemorações a realização em Porto Rico de 30 de julho a 7 de agosto de 2011 da 43rd IUPAC World Chemistry Congress (www.iupac2011.org) que contará com a presença de sete Prêmios Nobel de Química.

Em nível nacional, os conselhos profissionais, sindicatos, associações, empresas e indústrias químicas tiveram em 2009 o período de formatação e organização e em 2010 a divulgação de suas programações.
A Associação Brasileira de Química – ABQ, programou uma série de atividades, algumas em nível nacional, outras em nível estadual; algumas de forma independente e outras em parceira com o Conselho Federal de Química e com Conselhos Regionais, e ainda em parceria com outras instituições.
As atividades são

  • Lançamento do Premio Professor Arikerne Sucupira em março no Rio de Janeiro.
  • Lançamento da publicação Manual de Segurança Química em Laboratórios em abril no Rio de Janeiro.
  • Realização do Workshop de Segurança Química em Laboratórios em maio no Rio de Janeiro.
  • Realização do Seminário sobre Meio Ambiente em junho em Vitória.
  • Realização do Encontro de Profissionais da Química do Nordeste em setembro em Fortaleza.
  • Realização do Encontro sobre o Ano Internacional da Química em outubro em São Luís.

Nenhum comentário:

Postar um comentário