Todos nós sabemos que dois terços da superfície da Terra são cobertos por água. Apesar disso, caso não façamos boa gestão dos recursos hídricos, correremos o risco de nos depararmos com um futuro de escassez desse bem, o mais essencial à vida.
Aproximadamente 97,5% da água existente no planeta é salgada, encontrada em mares e oceanos. Dos 2,5% da água doce existente, apenas 0,007% é facilmente acessada para consumo humano, por estar em rios, lagos e na atmosfera, e 2,493% está em geleiras e aquíferos (água subterrânea), de aceso mais difícil.
A distribuição de água doce no mundo é muito desigual. Onze países da áfrica e nove do oriente médio já não dispõem de reservas para atender o mínimo necessário à sua população. Nesse aspecto, o Brasil é privilegiado. Detém 11,6% de toda a água doce superficial do mundo, mas nossa água não é distribuída homogeneamente por todo o país. 70% das águas brasileiras disponíveis para consumo estão na região amazônica, a menos populosa, enquanto que os 30% restantes estão localizados onde habitam 93% dos brasileiros. A região Norte, com 6,98% da população, possui 68,5% dos recursos hídricos e o Sudeste, com 42,65% dos habitantes do Brasil, tem apenas 6%. Essa distribuição desigual já começa a causar conflitos pelo uso da água devido aos problemas de abastecimento existentes nos grandes centros urbanos. Leia mais...
Nenhum comentário:
Postar um comentário