Foi realizada
neste dia 22 de setembro de 2012 a Sala de Educador da Escola Estadual Renee de
Menezes com a participação dos profissionais da educação da escola, formadores
do CEFAPRO, colaboradores e professores das instituições parceiras do projeto: Interinstitucional Intervenção Ambiental no
Contexto da Formação Continuada: Possibilidades na Interface entre a Permacultura
e a Escola Sustentável. O encontro teve como objetivo (re) conhecer e
aplicar os princípios da permacultura nas atividades pedagógicas da escola
integrando-as aos conteúdos curriculares e a prática da Educação Ambiental, de
maneira a envolver os estudantes, os profissionais e a comunidade como
preconiza as Orientações Curriculares do estado de Mato Grosso. As oficinas aconteceram
através de estudo teórico/prático de temáticas definidas anteriormente pelo
grupo sendo estas:
1ª -
Jardinagem/Arborização
2ª - Horta
Pedagógica
3ª - Descarte
de resíduos – Compostagem
Esses temas
foram trabalhados em oficinas e levaram em consideração os princípios da
Permacultura de Cuidar da Terra, das Pessoas, evitando o Desperdício e
refletindo sobre o Consumismo amenizando, desta forma, o impacto ambiental.
Essas ações relacionadas com o currículo escolar possibilita inovação na
prática pedagógica, no planejamento coletivo e interdisciplinar, para que o
processo de ensino aprendizagem aconteça de forma mais significativa para o
educando. Os presentes participaram ativamente das atividades e nas reflexões
propostas percebendo que a discussão de Educação Ambiental torna-se relevante
no ambiente escolar, pois proporciona a interação com o meio e o
desenvolvimento de capacidades, de atitudes ecológicas e sustentáveis para
conservação dos recursos naturais.
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