terça-feira, 18 de junho de 2013

Atitudes Ecológicas


Tenha atitudes responsáveis com seus resíduos



por Joaquim Maia Neto
- Antes de comprar um produto, questione-se a respeito da sua real necessidade. Seria muito difícil viver sem ele?

- Rejeite sacolas plásticas no supermercado e no comércio em geral. Adote sacolas de tecido e leve-as sempre nas suas compras.

- Antes de imprimir seus documentos, verifique se isso é realmente necessário e se for, imprima em frente e verso. Use mídias regraváveis para guardar seus arquivos, como pen drives e HDs. Evite o uso de CDs.

- Compre produtos concentrados ou em embalagens maiores desde que você consiga consumi-los durante o prazo de validade. Não compre produtos que tenham embalagens desnecessárias. Dê preferência às retornáveis ou àquelas com maior taxa de reciclagem, como o alumínio. Prefira papel ou papelão ao invés do plástico e rejeite o isopor.

 - Adquira mercadorias de boa qualidade e com maior durabilidade, assim você gerará menos resíduos.

- Antes de descartar algo, pense se há outra utilidade para esse objeto e verifique a possibilidade de doá-lo para quem necessita.

- Em sua casa, acondicione os resíduos secos em recipiente distinto dos orgânicos, e faça-os chegar a uma cooperativa de catadores. Separe o papel branco e o jornal deixando-os empilhados sem amassar, pois assim os catadores os vendem com maior valor. Estude a possibilidade de compostar seus resíduos orgânicos, isso é possível até em um apartamento.

- Devolva pilhas, baterias, equipamentos eletrônicos, pneus, lâmpadas, embalagens de lubrificantes e remédios sem utilidade a quem os vendeu, ou leve-os a estabelecimentos que os recebem voluntariamente para dar destinação adequada.

- Visite uma cooperativa de catadores e o lixão ou aterro de sua cidade.

- Conheça a Lei 12305 (Política Nacional de Resíduos Sólidos) e seu regulamento (Decreto 7404). Pressione o poder público local, de maneira organizada e coletiva, a implantar em sua localidade um sistema adequado de gestão dos resíduos, que atenda à Política Nacional.

Disponível em: http://www.opiniaosustentavel.com.br/p/dicas-para-ter-atitudes-responsaveis-em.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário