quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

DROPBOX

Dropbox

Quando comecei o mestrado, em agosto deste ano, fui convidada pelo meu orientador Profº Drº Carlos Rinaldi a trabalhar com o DROPBOX, compartilhar textos , atividades a serem realizadas e outros. Comecei com algum receio e já a pensar que ia ter aqueles problemas comuns de falhas de sincronização.  Nada disso! O Dropbox é super simples de usar: basta arrastar ficheiros para uma pasta especial (perfeitamente integrada no sistema operativo), o cliente multi plataforma (Linux, Windows, Mac, IPhone e Android) trata de tudo. Basicamente, quem sabe trabalhar com pastas e ficheiros, sabe trabalhar com o Dropbox, é mesmo muito intuitivo. Todo o processo de sincronização é tratado automaticamente e de forma transparente.
Também é possível partilhar pastas com outros utilizadores do Dropbox para sincronizar os ficheiros de forma colaborativa, para que todos tenham acesso às versões mais recentes dos ficheiros. E já que se fala em colaboração, também é importante dizer que são mantidas várias versões dos ficheiros, para que se possam restaurar versões anteriores. Ainda neste ponto, também existe um relatório em que podemos saber exatamente quem alterou dado ficheiro.
Em termos de espaço, cada conta gratuita vem com 2 GB, que para uma utilização razoável é mais que suficiente. Também existem planos pagos que vão até aos 100 GB, para utilizadores mais exigentes.
Da minha experiência, uso o Dropbox à cerca de 5 meses, e acho uma excelente ferramenta, principalmente devido à integração com o sistema operativo (experimentei em Windows e Linux). Sobretudo, divirtam-se e que esta excelente ferramenta vos facilite tarefas rotineiras, tal como facilitou a minha.  Digam adeus ao email e ao pendrive! Nas aulas de TICs - Tecnologias de Comunicação e Informação, foi trabalhado as potencialidades pedagógicas com o Prof.º Miguel Jorge Neto, excelente semana de trabalho e conhecimento das mais variadas ferramentas da Web que podem facilitar a nossa vida de trabalho pedagógico e social.



Nenhum comentário:

Postar um comentário