sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Sinop tem a sua II Feira de Ciências



Aconteceu nos dias 04 e 05 de setembro a II Feira de Ciências de Sinop, com a participação de 110 alunos e 25 professores orientadores que apresentaram 37 trabalhos de pesquisa, divididos em 4 categorias: infantil, infantojuvenil, jovem e inovação.

O evento teve por objetivo promover atividades de iniciação científica nas instituições de Educação Básica do município de Sinop, incentivando alunos e professores a planejar e executar trabalhos científicos para serem apresentados à comunidade, possibilitando aos alunos a oportunidade de construir conhecimentos de forma interdisciplinar, criativa e contextualizada.

A estimativa da comissão organizadora é de que mais de 5 mil pessoas prestigiaram o evento. A cerimônia de encerramento revelou os trabalhos vencedores de cada categoria, seguido pela premiação dos participantes e comunicado de que os 15 trabalhos com melhor pontuação, independente da categoria (segundo os avaliadores), participarão da Etapa Estadual que acontecerá em novembro deste ano. Ainda, os primeiros colocados nas categorias infantojuvenil, jovem e inovação receberão uma bolsa de Iniciação Científica Junior, concedida pelo CNPq para continuidade do seu projeto pesquisa.

Em pronunciamento final, o coordenador do projeto Reginaldo Vieira da Costa ressaltou a importância da participação de cada escola, das aprendizagens construídas durante o processo de pesquisa e não apenas o resultado final.

Além da exposição dos projetos, a II Feira de Ciências teve também algumas palestras que envolveram professores das instituições parceiras, contemplando professores, alunos e estudantes de licenciaturas, proporcionando a oportunidade de refletir sobre iniciação científica e investigação na Educação Básica.

Nossos mais sinceros agradecimentos a todos/as envolvidos/as, as instituições parceiras UNEMAT, UFMT, SME, SECITEC e alunos/as e professores/as da Educação Básica de Sinop, sabemos que esse evento foi um sucesso pelo empenho e participação de cada um/a e esperamos esse mesmo envolvimento para a realização da III Feira de Ciências de Sinop em 2015.


Orgulhosamente apresentamos os vencedores da II Feira de Ciências de Sinop:


CATEGORIA INFANTIL

Trabalho: Água é vida: preservar é preciso

Alunos: Beatriz Vitória Rodrigues, Joseric Augusto almeida da Silva, Josyele Fátima da Silva Santos

Professora orientadora: Mauricy Oliveira Rosa Schorr

Escola: Escola Municipal Educação Básica Belo Ramo


CATEGORIA INFANTOJUVENIL

Trabalho: Projeto de prevenção e desnutrição desenvolvido no bairro São Cristóvão em Sinop MT

Alunos: Tainara Oliveira Santos, Tamiris Vitória da conceição, Tháfila Vitoria da Silva

Professora orientadora: Vanderlaine Dias Caldas da Silva

Escola: Escola Municipal Educação Básica Basiliano do Carmo de Jesus


CATEGORIA JOVEM

Trabalho: Um jardim sensorial para todos

Alunos: Daniel Junior Santos Fonseca, Jessica Marcelino Sachinski, Ivair Teles Silva Junior

Professora orientadora: Fábia Elaine Ferreira de Melo

Escola: Escola Estadual Nilza de Oliveira Pipino


CATEGORIA INOVAÇÃO

Trabalho: Sorvete de Quiabo

Alunos: Ana Paula Passos Pereira, Deymili Thaylane A. Fray, Renan Kennedy B. de Carvalho.

Professora orientadora: Sulamyta Cargnin

Escola: Escola Estadual Rosa dos Ventos






Fonte: Arlete Tavares

Nenhum comentário:

Postar um comentário