II Feira de Ciências de Sinop

É com imenso prazer que anunciamos a II Feira de Ciências de Sinop! Esta feira tem como objetivo, promover atividades de iniciação científica nas instituições de Educação Básica do município de Sinop, incentivando alunos e professores a planejar e executar trabalhos científicos que possam ser apresentados à comunidade, possibilitando aos alunos a oportunidade de construir conhecimentos de forma interdisciplinar, criativa e contextualizada. 

Para tanto, a equipe de formadores do CEFAPRO, juntamente com as instituições parceiras, promovem uma formação para professores e alunos sobre como fazer pesquisa no Ensino Básico e como elaborar s suas próprias feiras. Abaixo você confere a programação e os materiais disponíveis para download.



Material das Oficinas:

Pedagogia da Pesquisa - Prof. Ms. Edward Bertolini de Castro (Vavá)
Epistemologia da Complexidade
Inserção da Pesquisa na Educação Básica
Conceituando Feira e Mostra Científica
Como desencadear a pesquisa na escola
Os passos da pesquisa
Os registros - caderno de campo
Princípios éticos da Pesquisa
As áreas do conhecimento nas feiras de ciências (Ciências Humanas)
Como organizar e montar uma feira escolar


Material Complementar:

Como Elaborar Projetos de Pesquisa


Abaixo você confere o regulamento da II Feira de Ciências de Sinop e do Concurso do Slogan e Logotipo.




Normas para resumos de Relatos de Experiência


Continuando os nosso trabalhos da II Feira de Ciências de Sinop, é com alegria que informamos que todos os profissionais da educação de Sinop e alunos das licenciaturas terão a oportunidade de apresentar seus projetos, na forma de relatos de experiência, no dia 30 de setembro de 2014. Os resumos estarão disponíveis, posteriormente nos Anais do Evento, em formato CD-ROM, com o registro ISSN do evento.
Os relatos de experiência devem refletir sobre a prática pedagógica na sala de aula e construção de novos conhecimentos, embasados em metodologias de ensino-aprendizagem. É importante que as atividades desenvolvidas e/ou a análise feita no relato de experiência estejam fundamentadas teoricamente. Só serão aceitos trabalhos desenvolvidos ou cuja pesquisa tenha sido feita no âmbito escolar.

Para fins de publicação, não serão aceitos trabalhos somente descritivos, sendo necessário uma análise crítica e reflexiva das atividades desenvolvidas ou pesquisa realizada. O resumo deverá contemplar em sua construção os seguintes itens:
  • Introdução;
  • Fundamentação teórica;
  • Metodologia de trabalho;
  • Resultados obtidos;
  • Conclusões e discussões
  • Bibliografia.

O documento enviado deve ter fonte Arial, papel formato A4, espaçamento 1,5 e todas as margens com 3cm. A estrutura do resumo deverá conter:
  • Título em caixa alta negritada, fonte tamanho 14;
  • Nome do autor identificado por um asterisco, seguido dos coautores, fonte tamanho 11;
  • E-mail do autor, fonte tamanho 11;
  • Três palavras-chave, fonte tamanho 11;
  • Resumo de no mínimo 300 palavras e no máximo 500 palavras, fonte tamanho 12;
  • Bibliografia conforme normas da ABNT, fonte tamanho 11.

Caso tenha dúvidas na formação, basta seguir o modelo disponível neste link.

Serão permitidos somente 1 autor e 2 coautores nos resumos. Será permitido ao participante somente um trabalho de autoria e três trabalhos de co-autoria, totalizando no máximo quatro trabalhos por participante.

Período de inscrição: 09-09-14 até 10-10-14.
Uma comissão científica analisará cada um dos resumos enviados e emitirá um parecer. Caso o resumo não esteja de acordo com as normas, será exigida a correção, tendo como prazo máximo para o envio do trabalho corrigido o dia 24-10-14.

A apresentação dos relatos será no dia 27 de outubro, no Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica – CEFAPRO, polo Sinop. Será disponibilizado no local um notebook e um projetor multimídia para as apresentações.

Os trabalhos deverão ser enviados em formato de texto, podendo ser .doc, .docx ou .odt, para o email: feiradecienciassinop@gmail.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário